CEF - Módulo Estatística e Probabilidades



«A História revela-nos que as primeiras estatísticas foram realizadas para que os governantes das grandes civilizações antigas tivessem conhecimento dos bens pertencentes ao Estado e do modo como estavam distribuídos pela população.
Apesar de actualmente se saber que três séculos antes de Cristo já se faziam estatísticas, a palavra estatística apareceu pela primeira vez no século XVIII e foi sugerida pelo alemão Gottfried Achemmel (1719-1772). A palavra estatística vem de statu , que significa estado em Latim.» (Neves et al., 2003)


Sites relacionados: 1 , 2, 3, 4

--------------------------------------------

Objecto da Estatística

À palavra estatística podem atribuir-se significados distintos. De um modo geral, ela refere-se a uma área do saber cujo objecto principal é a recolha, a compilação, a análise e a interpretação de dados.

Para tornar claro o que se entende por análise e interpretação de dados, é importante, estabelecer, desde já, uma distinção entre estatística descritiva e inferência estatística, também designada por estatística indutiva.

A primeira, a estatística descritiva, procura sintetizar e representar de uma forma compreensível a informação contida num conjunto de dados. Esta tarefa, adquire especial importância quando o volume de dados for significativo, e consiste na construção de tabelas, de gráficos ou no cálculo de medidas que representem convenientemente a informação contida nos dados.

As finalidades da inferência estatística são mais ambiciosas e, como é óbvio, os métodos e técnicas usados são mais sofisticados. Assim, neste ramo da estatística, tem-se em conta a análise de um conjunto restrito de dados (uma amostra) e, posteriormente, procede-se à caracterização do todo a partir do qual tais dados foram obtidos (a população) (Guimarães & Cabral , 1998).