Mas afinal o que é uma escal@?!

A Joana, a Mariana e a Teresa foram investigar e concluiram que:
"Quando desenhamos uma árvore, por exemplo, ela não fica no tamanho natural. A não ser que consigamos um papel gigante para que o desenho seja tão grande quanto a árvore. Ao desenhar, quando diminuímos ou aumentamos um objecto mesmo sem saber, estamos a trabalhar com escalas. Quer dizer, cada ponto da figura real tem correspondência com a figura desenhada e as medidas de uma são proporcionais às medidas da outra, ou seja uma escala é a razão entre a unidade tomada no mapa e o que lhe corresponde na realidade.
Um exemplo bem conhecido da utilização de escalas são os mapas.
Para estabelecer a correspondência entre as distâncias no mapa e as distâncias reais podem ser utilizadas diversas escalas. Por exemplo, se for usada uma escala 1/1000 (um para mil) significa que as distâncias no mapa são mil vezes menores que as distâncias reais. No caso de uma escala 1/100000 (um para cem mil), as distâncias no mapa são 100 mil vezes menores que as distâncias reais, e assim por diante.
Para representar objectos muito pequenos, pode-se usar uma escala de ampliação: 10/1 (dez para um), representação dez vezes maior que o objecto representado; 100/1 (cem para um), representação cem vezes maior.
Trabalhar com escalas garante ampliações e reduções bastante fiéis ao objecto representado, buscando as semelhanças e evitando as deformações."