Celsius vs Fahrenheit

Para medir a temperatura usamos um termómetro, isto é , usamos a propriedade que tem os líquidos de se dilatarem com o aumento de temperatura. O mercúrio líquido aumenta de volume com a temperatura. Assim, num tubo estreito, ele permite-nos calcular a temperatura média do nosso corpo.


Há muito tempo que se procurou obter uma escala de temperatura com base na suposição de que a dilatação não aumenta, a dilatação é proporcional à temperatura.

A escala corrente - a de Celsius, também conhecida por escala centígrada - foi definida fixando o zero no ponto de congelação da água e os 100 graus no ponto de ebulição da água. Divide-se por 100 a escala entre estes dois pontos.

Os ingleses, que nada fazem como os outros, definiram a escala de Fahrenheit. Actualmente, apenas os americanos utilizam esta escala, pelo que não é muito prático consultar as previsões meteorológicas da CNN, a menos que, com um pouco de paciência e usando a expressão seguinte, se converta a temperatura em graus Fahrenheit (ºF) para graus Celsius (ºC).



---------------------------------------

Referência:
Allègre, C. (2005). Um Pouco de Ciência para Todos. Colecção: Ciência Aberta. Lisboa: Gradiva.