T.P.F.P. - 7º C

Tarefa - "EstatísTICa na Pásco@"


1) Organiza juntamente com os teus colegas de grupo um trabalho no âmbito da Estatística sobre um tema que vos pareça interessante.

2) Depois de escolhido o tema, decidam como vão recolher os dados. Se necessário elaborem um pequeno questionário com 3 perguntas, no máximo.

3) Após recolhidos os dados devem proceder ao tratamento estatístico dos mesmos, através de uma tabela de frequências, um gráfico de barras e um gráfico circular.

4) Por último, analisem os dados recolhidos e registem as principais conclusões.

5) O trabalho deverá ser apresentado à turma no primeiro dia de aulas do próximo período.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Surpreendam-me!! =;)
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


Se quiserem saber um pouco "...sobre alguns pontos importantes da história da Estatística e das Estatísticas, desde as Antigas Civilizações até aos nossos dias...", consultem o site do INE aqui.

Tiro ao @lvo

Já experimentaram o "shooting ball"?

Para acederem a este jogo devem escolher:

Este applet contém um referencial cartesiano onde estão dispostas, de forma aleatória, bolas de várias cores e uma flecha. Pode-se mover a extremidade inicial da flecha apenas ao longo do eixo vertical e o objectivo consiste em acertar nas bolas com um tiro de flecha. Quanto mais bolas se acerta mais pontos se ganha . A trajectória da flecha perfaz uma linha recta cujo declive e valor inicial (origem da trajectória) é definido pelo jogador. Podem participar dois jogadores e escolher 4 níveis de dificuldade, sendo o 4º onde se ganha mais pontos.
(in 'Educação e Matemática', 2005 - APM)

(acessível aqui)

Experimentem, é viciante!! =;)

'Applets', altamente! =:)

"Nas páginas do Instituto Freudenthal, o instituto holandês onde nasceu a corrente Matemática denominada por Matemática Realista, encontra-se uma enorme colecção de applets..."
(in 'Educação e Matemática' (2005) - APM)

Vão até lá e explorem.
São muito engraçados.
Há para todos os níveis de escolaridade.
Existe também uma versão em português.
Divirtam-se! ;)

Trabalho produzido...


...pela Mariana, Teresa e Joana

(escultura do PI feita em gesso)

Parabéns a você ♪♪♪ ...(bis)

...para o número π
4 salvas de palmas ♪♪♪

clap...clap...clap...clap
~~~~~~@~~~~~~
Sabem o que é o número PI (π)?
Não?!
Ok!, "eu" explico:

" π = 3,14159265358979323846... é apenas o início de um número muito especial com uma infinidade de casas decimais: o número π - a razão entre o perímetro de um círculo e o seu diâmetro. Hoje, dia 14 de Março (data que nos EUA se escreve 3/14), celebra-se em todo o mundo o Dia do π (3,14...). Esta celebração tem como objectivo promover junto do público em geral o gosto pela matemática, aproveitando o interesse que o π tem suscitado ao longo dos tempos em todas as culturas. O ano de 2006 é muito especial, porque marca o 300º aniversário da aplicação da letra grega π para designar este número, utilizada pela primeira vez em 1706 na publicação "Synopsis Palmariorium Mathesios" de William Jones."
(retirado de Ciência Hoje a 13 de Março de 2006)
~~~@~~~
(Digam à Mariana que estou à espera da foto do PI)

TOP mais e menos

Quero toda a malta a cantar:
"Mais mantém
menos troca"
(versão mix)
não confundir com...

"Sinais iguais positivo♪♪
sinais contrários negativo♪♪"
(versão remix)
(cuidado!!!, cantar num tom diferente...aqui a música é outra!!!)